EU ROGUEI PARA QUE A TUA FÉ NÃO DESFALEÇA

Leia agora em Lucas no capítulo 22 os versículos 31 a 34 e 54 a 62.

A fé pode ser grande ou pequena. Pode fortalecer-se ou desfalecer. Ela não depende só do homem, mas principalmente da atuação do Espírito Santo sobre o crente, que por sua vez depende de como o homem desenvolve o seu sentimento e o seu pensamento.

Pedro seria “peneirado como trigo” por Satanás. Seria uma prova dura. Prometera seguir Jesus até a morte, fora avisado por este que o negaria três vezes. De fato o negou e nada mais teve para oferecer ao último olhar de Jesus, senão a sua própria covardia.

“Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...”

A fé de Pedro não dependia apenas dele, mas também da vontade de Deus, que pela intercessão do próprio Jesus fortaleceu sua fé, amparando-o em um momento de fraqueza. Judas não teve a mesma sorte (e o seu pecado não era muito diferente do de Pedro), mas Judas não teve fé que Jesus poderia lhe perdoar os pecados e preferiu entregar-se à morte. A humanidade de uma maneira geral gosta de ter fé em si mesma, aprecia acreditar na própria capacidade para fazer e acontecer. Ilude-se pensando que será escolhida pelos seus méritos para viver na presença do Santo Deus. O homem gosta de ter fé em si mesmo. Mas a fé verdadeira é a fé em Deus e em Jesus. A fé verdadeira demove a fé no homem e cria dependência de Deus. O homem tem a ilusão de ser e de fazer. Mas se não for pela vontade do Soberano Deus, o homem não faz nem é nada. Enquanto Pedro tinha fé em Jesus, permaneceu por sobre as águas, mas quando sua fé voltou-se para si mesmo, começou a afundar. Quem crê apenas em si mesmo, por melhor que aja na terra jamais será salvo. Mas se há fé em Deus, então por meio desta fé o homem é salvo.

Adorar em espírito significa adorar através dos atributos do espírito, ou seja, o sentimento, o entendimento e a fé. Três coisas distintas, mas intrincadas e sobrepostas, e que são resumidas pelo grande mandamento, que não cansamos de repetir.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”.