Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem vê a mim, vê aquele que me enviou.
Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.
Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.
E eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. As cousas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.” João 12. 44 a 50.
A preparação deste pequeno estudo sobre a Palavra de Jesus foi-me motivada pela grande transformação que Ela provocou em minha vida.
O estudo da Bíblia como um todo é uma tarefa muito complexa. Todas as partes são importantes e precisam ser conhecidas em seu devido tempo, mas a Palavra de Jesus é essencial. Como cristãos nossa prioridade é guardar a Palavra de Jesus de cor (de cor é uma expressão latina que significa “de coração”), pois é em nosso coração que o Senhor faz morada e nos reconhece como seus. A fé insipiente pode perder-se facilmente pelas tradições judaicas do Antigo Testamento. O irmão, que ainda não se entregou plenamente a Jesus, poderá não encontrar motivos para crer na Teologia apresentada pelos apóstolos nas epístolas e cartas às igrejas. Como aceitará então as visões de João no Apocalipse? Mas ao concentrarmos a atenção na Palavra viva e transformadora do Senhor Jesus, a graça é concedida e o coração do crente alcançado.
Esta obra é um estudo Bíblico. E como tal não pode ser lido de uma vez como um romance. É um estudo introspectivo, que pode ser levado ao termo individualmente ou em grupo, sempre acompanhado da leitura e meditação das referências Bíblicas.
A técnica de abordagem utilizada é diferentes das técnicas de Exegese e Hermenêutica tradicionais. Não limitado pela fixação ao significado das palavras, como definido pelas línguas originais nas quais o texto foi escrito, busco em interpretação associativa, utilizando metodologia neurolingüística, decifrar o sentido da linguagem espiritual na qual a mensagem foi concebida. Vou portanto além da limitação vocabular do texto hebraico e grego, procurando chaves espalhadas pelo texto Bíblico para decifrar uma linguagem pouco conhecida pelo homem, que é a linguagem do Espírito, na convicção de que esta linguagem transcende e é soberana a qualquer vocabulário humano.
Meu objetivo principal nesta obra é incentivar o estudo da Palavra de Jesus e compartilhar com os irmãos alguns ensinamentos preciosos que tive o privilégio de receber neste campo. Longe de minha pretensão confeccionar um tratado completo, ou dar interpretação final a todos os ensinamentos do Mestre.
Que o fruto desta leitura seja aproximar um pouco mais você da Palavra viva do seu Salvador.