MAS A SABEDORIA É JUSTIFICADA
POR TODOS OS SEUS FILHOS

Leia Lucas 7. 24 a 35.

“Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos”

“Não clama porventura a sabedoria, e o entendimento não faz ouvir a sua voz?” Provérbios 8.1.

“Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Provérbios 8.12 e 13.

“Por meu intermédio reinam os reis, e os príncipes decretam justiça.” Provérbios 8.15.

“Eu amo os que me amam, os que me procuram me acham.” Provérbios 8.17.

“Melhor é o meu fruto, do que o ouro, do que o ouro refinado, e o meu rendimento melhor do que a prata escolhida.” Provérbios 8.19.

“Ando pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo, para dotar de bens os que me amam e lhes encher os tesouros. O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.” Provérbios 8.20 a 23.

“Quando Ele preparava os céus, aí estava eu... então eu estava com Ele e era seu arquiteto,...” Provérbios 8.27 a 30.

“Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus ensinos.” Provérbios 8.32.

“Porque o que me acha acha a vida, e alcança favor do Senhor.” Provérbios 8.35.

A Sabedoria tem voz própria, habita com a prudência, dispõe de conhecimentos e conselhos, tem ensinos, influencia os governantes e juízes, está com Deus antes do princípio do mundo, serviu-lhe de arquiteto, produz frutos, concede vida aos que lhe encontram, tem filhos e os ama.

A Sabedoria é o Espírito Santo e o Entendimento é o fruto da ação do Espírito Santo no homem.

O conceito de Trindade, como Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo foi estabelecido pela Palavra de Jesus:

Mateus 28. 19 e 20

“Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”

Mas o conceito do Espírito Santo já existia na era da Lei. O Espírito Santo era conhecido por Salomão como Sabedoria.

O termo Sabedoria pode ser aplicado tanto como sinônimo do Espírito de Deus, como da sua ação sobre o espírito do homem, ou seja, o entendimento da vontade de Deus.

“Moisés chamou a Bezalel e a Aolibe, e a todo homem hábil, em cujo coração o Senhor tinha posto sabedoria, isto é, a todo homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la.” Êxodo 36.2.

Leia Jeremias 9 23 a 26.

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o SENHOR.”

Através do entendimento, o espírito estrutura o seu raciocínio, direcionando as suas ações e as suas emoções (a tão falada inteligência emocional).

A inteligência não tem capacidade para amar. No entanto pode direcionar as emoções através de um processo ativo para que nosso sentimento não se desvie do amor.

Leia a passagem de Jesus no Getsêmani, em Mateus 26. 36 a 46.

A alma de Jesus estava profundamente triste. Tão triste que chegara à morte (o afastamento de Deus). A tristeza de Jesus impedia-o de estar em comunhão com Deus. Impossível ter amor no coração com toda esta tristeza. Era hora de orar e vigiar. Através da vigília e da oração Jesus direcionou seu sentimento para o amor de Deus e encontrou forças novamente para levantar-se, acordar os discípulos e enfrentar seu traidor.

O pensamento do homem é uma ferramenta poderosa para a obra do Espírito Santo. Através da oração, da vigília e do estudo da Palavra bíblica colocamos nossos pensamentos à disposição do Espírito Santo, que se encarrega de utilizá-los para direcionar nosso espírito em direção ao amor à Deus.

“O entendimento para aqueles que o possuem, é fonte de vida...” Provérbios 16.22.

Amar a Deus de “todo o teu entendimento”, significa buscar avidamente os Seus ensinos e a instrução do Seu Espírito, para que sabiamente possamos servi-lo neste mundo.