Estimulando o desenvolvimento neurológico do lactente
Estimulando os mecanismos de evocação e de armazenagem

    A memória, assim como qualquer outra capacidade cerebral, também pode ser treinada e adestrada a partir da primeira infância.

    Ao contrário das outras funções específicas do cérebro, a neurofisiologia não conseguiu definir nenhuma área específica de armazenamento de informações, as quais parecem estar relacionadas com as áreas sensoriais em que tiveram origem. Conhecemos, no entanto, algumas áreas cerebrais que se ocupam de trabalhar os fatos importantes e de selecioná-los de modo a separar o que interessa ser armazenado. É nessa capacidade de armazenar, guardar e depois evocar as lembranças que concentramos os nossos esforços.

    Os primeiros estudiosos da memória, ao observarem a dificuldade de as pessoas idosas recordarem-se de fatos recentes de suas próprias vidas, com a preservação da capacidade de se recordarem de fatos ocorridos há muitos anos, chegaram a dividir a memória em duas partes: a memória para fatos recentes e a para fatos passados. Existiria um local anatômico que serviria ao propósito de armazenar a memória recente, que seria trabalhada e depois enviada para o local dos fatos passados. Nos idosos, a memória presente estaria prejudicada. Nunca se conseguiu provar satisfatoriamente essa teoria. De fato, o que parece acontecer com a senilidade é que, estando debilitado, o mecanismo de triagem de informações não processa as mensagens sensoriais de modo a encaminhá-las para armazenamento.

    O mecanismo de triagem está relacionado diretamente com os locais de processamento emocional. Sugere-se que as informações associadas a alguma forma de prazer teriam prioridade para o armazenamento, enquanto as ligadas ao sofrimento seriam mais facilmente apagadas.

    Uma forma fácil de estimular o processo mnemônico, na primeira infância, é através do reforço do prazer. Fatos, informações e acontecimentos nos quais a criança tenha experimentado alguma sensação de felicidade estimulam, necessariamente, o processo de armazenamento.

    A melhor maneira de incentivar e treinar o mecanismo evocativo está no hábito de contar para a criança as coisas boas que lhe aconteceram. Um bom horário para isso é à noite, à hora de dormir, quando se contará uma história com os acontecimentos do dia. Isto pode ser feito até mesmo com personagens fictícias, interessantes e fantasiosas, deixando-se o relato mais atraente. O núcleo básico, que são os acontecimentos, será necessariamente evocado, estimulando e treinando a função da memória de tanta importância para a vida adulta.