CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Ferro

    O ferro é um dos principais elementos inorgânicos que integram a composição dos seres humanos.

    Além de ser indispensável componente da hemoglobina e responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, o ferro faz parte de importantes enzimas que liberam a energia química armazenada nos nutrientes, tornando-a disponível para ser empregada nas reações do metabolismo celular.

    O efeito mais característico da deficiência de ferro é a anemia ferropriva.

    A anemia ferropriva é uma entidade tão comum durante a gestação que a suplementação rotineira de ferro é um dos poucos consensos entre os pesquisadores que se dedicam ao estudo da nutrição na gravidez.

    O ferro é um nutriente encontrado em quase todos os tipos de alimentos, no entanto, a quantidade e capacidade de assimilação pelo organismo humano variam de acordo com a fonte alimentar. A melhor fonte de ferro para a alimentação humana são as carnes vermelhas, o fígado e o tutano dos ossos. A forma de apresentação da molécula de ferro nestes alimentos permite absorção de até trinta por cento do ferro ingerido. As fontes vegetais de ferro como a soja, os cereais, as hortaliças e as leguminosas propiciam taxa de absorção de ferro que varia entre dez e vinte por cento.

    Determinadas substâncias, como os fosfatos, os fitatos e oxalatos presentes em alguns vegetais, podem formar complexos insolúveis com o ferro e diminuir a sua absorção a partir do intestino.

    A presença de vitamina C e a acidez gástrica são os principais fatores que facilitam a absorção do ferro. É por esta razão que os médicos recomendam que a ingestão de suplementos à base de ferro seja feita com o estômago vazio e acompanhada por algum suco de frutas rico em vitamina C, como o de acerola, caju, limão ou laranja.