DE TODA A TUA FORÇA: A FÉ EM DEUS

Abra a Bíblia agora em Lucas 17. 5 e 6. E à seguir Mateus 21. 18 a 22.

“Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” Lucas 17.6

“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé, e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Mateus 21. 21 e 22.

Leia também Mateus 14. 22 a 33

“Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas.”

“E Ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.

“Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!”

“E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, porque duvidaste?

A falar em força, Jesus não se referia à força física, mas sim à maior força espiritual que o homem pode ter: a fé em Deus. A fé é uma força poderosa: remove montanhas, transplanta árvores, faz caminhar sobre as águas. A fé pode ser grande ou pequena mas precisa ser compreendida para ser eficaz.

Jesus deixou-nos uma parábola sobre a relação de fé e dependência entre o homem e Deus.

Vamos encontrá-la em Lucas 18. 1 a 8. Leia-a agora.

“Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”

A viúva dependia do juiz. Acreditando que com insistência conseguiria justiça, esta mulher o importunava solicitando que julgasse a sua causa. Por fim o juiz a atendeu. Ao ser atendida, a viúva deixou de depender do juiz e de solicitar-lhe atenção. O homem igualmente depende de Deus. Quando alguma situação o incomoda, que não possa resolver por si só, muitas vezes ele deixa de confiar em si mesmo e usa sua fé para direcionar-se a Deus. Deus pode resolver ou não o seu problema. Resolvendo-o, corre o homem o risco de achar que não depende mais de Deus. Como ficará então a sua fé?

A fé é essencial para a salvação do homem. Sem fé, o homem não tem força para amar a Deus. Como seguir então o seu principal mandamento?

A é a força que faz o homem depender da vontade de Deus.

Parece até paradoxal falarmos em uma força que nos faça depender de algo. Mas é este exatamente o sentido.

O homem tem uma grande tendência natural para assumir seu próprio rumo, depender de si mesmo, se auto-gerar, se auto-sustentar, se auto-direcionar, se auto-idolatrar. Sabemos que este é o caminho errado. Para se desviar desta tendência, o homem precisa de uma outra grande força, também interior, para sair de seus próprios caminhos e assumir a sua dependência de Deus. Esta força é a fé.

A fé no pastor, faz com que a ovelha não se perca pelo deserto.

“Amar a Deus com toda a tua força”, equivale a dizer “depender de Deus com toda a tua fé”.

Um dos maiores erros do homem do mundo é a fé em qualquer outra coisa que não seja Deus. Fé em si mesmo, fé em outros homens, fé em ídolos, fé em imagens, fé em “santos”, fé na “vida”, fé na sorte, fé em anjos, fé em espíritos, fé em adivinhações, fé em horóscopo, fé em bruxaria, fé em pactos demoníacos. Fé errada. Coisas fabricadas pelo inimigo para desviar do homem a fé em Deus.

“Assim diz o SENHOR:

‘Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.’” Jeremias 17. 5 a 7.