CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Álcool

O álcool etílico é, ao mesmo tempo, um alimento e uma droga, com efeitos teratogênicos bem estudados sobre o feto humano.

A ingestão de grandes quantidades de álcool durante a gravidez está relacionada a assim chamada síndrome do alcoolismo fetal.

O álcool é uma substância que tem livre passagem pela placenta e, portanto, para o feto. No entanto, o seu metabolismo pelo fígado fetal ocorre de forma muito mais lenta do que no adulto.

A síndrome do alcoolismo fetal caracteriza-se por retardo no crescimento intra-uterino, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, dístúrbios do comportamento (irritabilidade no lactente e hiperatividade durante a infância), microcefalia (diminuição do tamanho do crânio), malformações características ao nível da face (diminuição das fendas palpebrais, nariz curto, lábio superior fino, mandíbula pequena), alterações esqueléticas (limitação da mobilização de certas articulações, pés tortos, deformações em dedos), malformações cardíacas, malformações urológicas, déficit imunitário (maior sensibilidade a infecções) e maior taxa de mortalidade neonatal.

Esta síndrome é descrita classicamente apenas em grandes alcoólatras. Sabe-se que pacientes que ingerem quantidades de álcool superiores a trinta gramas por dia têm chances aumentadas de gerarem filhos com estas características. Não existem provas de que a ingestão moderada e ocasional de bebidas de baixo teor alcoólico esteja relacionada com o aumento da frequência de malformações fetais. No entanto, nenhum estudo científico jamais conseguiu estabelecer qual é a dose segura de álcool que pode ser ingerida pela gestante, sem prejuízo para a criança.

Além dos prejuízos para o feto, o álcool, mesmo em quantidades menores, está relacionado a várias complicações da gravidez, como o aborto espontâneo e o trabalho de parto prematuro.

Neste campo, portanto, a melhor conduta é a prudência e a substituição das bebidas alcoólicas por outras. Isto, diga-se de passagem, está muito fácil, devido tanto à invenção da cerveja e dos coquetéis sem álcool, como pela grande quantidade de sucos e refrigerantes à nossa disposição.