CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Cálcio na gravidez

    O cálcio, à semelhança do ferro, é um elemento inorgânico indispensável a uma série de funções fisiológicas e reações químicas do metabolismo celular. Tem papel insubstituível na regulação da excitabilidade elétrica do sistema nervoso; atua na gênese da contração muscular, tanto dos músculos esqueléticos, quanto dos músculos cardíaco e liso (vasos sangüíneos, intestinos e brônquios); atua como importante co-fator da coagulação sangüínea; forma o arcabouço ósseo que dá sustentação a todo o organismo; e participa de uma série de reações metabólicas essenciais à vida.

    A absorção do cálcio pelo intestino humano está diretamente relacionada à presença de quantidades adequadas de vitamina D . Na deficiência desta vitamina, mesmo grandes quantidades de cálcio alimentar não serão suficientes para suprir as necessidades orgânicas, uma vez que não será absorvido. Por outro lado, quando as reservas de vitamina D forem adequadas, mesmo pequenas quantidades diárias de cálcio suprirão as necessidades da mãe e do feto. A vitamina D é produzida no organismo a partir de precursores vitamínicos modificados por ações enzimáticas no fígado, nos rins e na pele submetida aos raios solares. A gestante normal que receba sua cota de insolação diária tem garantida a sua produção de vitamina D.

    Certas condições clínicas, como a insuficiência renal, síndromes de má absorção intestinal ou o tratamento da epilepsia com drogas anticonvulsivantes podem diminuir a capacidade de produção da vitamina D. O mesmo acontece se, por qualquer razão, a paciente não puder expor-se ao sol direto (cloasmas gravídicos, por exemplo). Nestes casos, recomenda-se a suplementação medicamentosa de vitamina D, uma vez que a quantidade deste nutriente na alimentação é mínima.

    As principais fontes alimentares de cálcio são o queijo, o leite e os vegetais de folhas verdes. As principais fontes alimentares de vitamina D são o óleo de fígado de peixes, a gema do ovo, a carne de peixes em geral, a manteiga e o queijo.