OS MEUS PORQUÊS

O trabalho clínico dentro do consultório pediátrico é geralmente, gratificante. O acompanhamento do desenvolvimento de bebês saudáveis, a orientação dos cuidados básicos de alimentação e higiene de recém-nascidos, o tratamento de infecções de garganta ou ouvido são situações que se resolvem de modo simples.

Nem todas as moléstias, porém, podem ser curadas com a mesma facilidade. Muitas vezes, na rotina diária, eu me deparo com situações frustrantes, nas quais lesões irreversíveis sombreiam a qualidade de vida da pequenina criança com todo o futuro pela frente.

Mais frustrante, e mais deprimente, em especial para os pais, é descobrir que as sequelas incuráveis poderiam ter sido evitadas por medidas preventivas, desde que providenciadas antes da concepção ou durante a gestação.

Os avanços da Medicina nos têm colocado em situação privilegiada em relação aos nossos pais e avós, quanto ao conhecimento das causas e formas de prevenção de uma série de doenças que acometem o feto e a criança. No entanto, se as estratégias preventivas não forem difundidas entre a população, terão pouco valor e, neste aspecto crucial, estaremos sofrendo os mesmo males que grassaram no passado, tornando inúteis os esforços científicos de várias gerações de médicos e estudiosos.

Contraditoriamente, mesmo sendo o pediatra um dos profissionais da área clínica que mais se preocupa com a prevenção de doenças, vive de mãos atadas, uma vez que recebe o paciente depois de o fato ter-se consumado, quando nada ou muito pouca coisa pode fazer.

Motivado por essa lacuna, decidi elaborar este manual de instruções técnicas, que se propõe como instrumento de divulgação e educação para o leigo, reunindo os principais conhecimentos sobre a prevenção das doenças do feto e da criança.

Tecnicamente, chama-se de concepção à fecundação efetiva do óvulo capaz de originar uma vida.

Em se tratando de prevenção pré-natal das doenças do feto e da gravidez, existem dois campos amplos e distintos: a prevenção préconcepcional de doenças fetais graves e os cuidados pósconcepcionais da dupla mãe—filho. Após o nascimento, tratamos dos cuidados pós-natais da criança.