PREVENÇÃO DE DOENÇAS NA INFÂNCIA
Prevenção através da vacinação

    A vacinação ou imunização ativa é um dos maiores aliados na prevenção de patologias infantis, e tem praticamente erradicado de nossa convivência uma série de doenças graves, debilitantes e muitas vezes fatais

    A varíola, a primeira doença para a qual se criou uma vacina efetiva, foi erradicada do planeta há mais de vinte anos.

    Atualmente, quase não diagnosticamos, em nosso meio, o sarampo, a poliomielite, o tétano, a difteria e a coqueluche; graças às vacinas obrigatórias do calendário nacional de imunizações. Doenças endêmicas , como a febre amarela, e doenças epidêmicas , como a meningite meningocócica, têm sido melhor controladas graças à administração oportuna das vacinas específicas, dentro das áreas geográficas de risco.

        O calendário oficial de vacinação infantil é medida eficaz e indiscutível de melhoria da saúde pública, sendo sua administração obrigatória por lei federal.

    Paralelamente ao uso destas vacinas consagradas, há alguns anos a tecnologia científica vem desenvolvendo uma série de outras vacinas sobremaneira eficazes na prevenção de patologias graves e debilitantes. É o caso, por exemplo, da vacina para a hepatite (dos tipos A e B), da vacina para o vírus da gripe, da vacina contra o vírus da varicela e da vacina para o Haemophilus influenza tipo B (bactéria que causa infecções adquiridas pelo sistema respiratório como otite, sinusite, pneumonia e meningite). O uso das vacinas nem sempre faz parte do calendário oficial. Seu uso, no entanto, é reconhecido e recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Podem ser encontradas em clínicas particulares de imunização e administradas com receituário do pediatra de seu filho. Não deixe de conversar com ele a respeito e solicitar cópia dos calendários oficial e alternativo de imunização (que, por serem diferentes entre os diversos Estados brasileiros e estarem sujeitos a mudanças periódicas, não serão incluídos nesta obra).