DE TODO O TEU ENTENDIMENTO

Antes de prosseguir a leitura, medite um pouco e reveja suas definições:

O que é entendimento?

O que é inteligência?

O que é sabedoria?

DEFINIÇÕES HUMANAS

A inteligência é um atributo do homem. A inteligência é a capacidade de associar informações produzindo o aprendizado de conceitos e comportamentos.

A inteligência é um dom e presente de Deus. Desenvolve-se no homem através do estímulo aos processos neuroniais associativos . É essencial para a sobrevivência e para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que melhoram a qualidade da vida humana. Tem um aspecto essencialmente material.

Segundo os dicionários, sabedoria é sinônimo de saber, erudição, ciência ou grande acúmulo de conhecimentos.

Mas estas não são definições Bíblicas.

“Por isso também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão. Lucas 11.49.

“A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.” Mateus 12. 42. Leia a história em 1 Reis 10. 1 a 13.

“Assentai, pois, em vossos corações de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.” Lucas 21. 14 e 15.

Para Jesus, no entanto, a Sabedoria não é atributo inerente ao homem, mas é entidade viva, com voz própria, proveniente de Deus. É a Sabedoria de Deus. Grafemo-la com “S” maiúsculo. Jesus atribuiu até a salvação da rainha de Sabá ao fato de ter vindo dos confins da terra ouvir esta Sabedoria.

Leia os capítulos 8 e 9 de Provérbios.

“Não clama porventura a sabedoria, e o entendimento não faz ouvir a sua voz?” Provérbios 8.1.

Uma das definições bíblicas mais interessantes é a definição da sabedoria e entendimento.

“Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e disponho de conhecimentos e de conselhos.

O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho, e a boca perversa, eu os aborreço.

Por meu intermédio governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra.” Provérbios 8.12, 13 e 16.

A sabedoria, no entanto, vem de Deus. Não é um dom dado ao homem, mas é a própria intervenção divina no pensamento humano, fornecendo-lhe conselhos e conhecimentos necessários para a salvação e para a compreensão da vontade do Senhor. Para fazer a vontade de Deus, é preciso conhecê-la. Para conhecer a vontade de Deus é necessária a sabedoria.

“Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham.

Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.

Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e o meu rendimento melhor do que a prata escolhida.” Provérbios 8. 17 a 19.

DEFINIÇÕES BÍBLICAS

A Sabedoria é, assim como a Palavra, uma entidade viva, própria e eterna. Ela vem de Deus e está com Deus. Ela é o pensamento de Deus. É o Espírito de Deus. O próprio Espírito Santo. O termo Sabedoria também é utilizado para designar a ação do Espírito Santo no espírito do homem.

O Entendimento é o fruto da ação da Sabedoria no espírito do homem. Não atributo inerente ao homem, mas bênção obtida mediante a Graça.

“O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.

Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra.

Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem os seu limites; quando compunha os fundamentos da terra: então eu estava com ele e era o seu arquiteto, dia após dia era as sua delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.” Provérbios 8.22 a 31.

Ter sabedoria e entendimento é ter a mente aberta para o Espírito de Deus. Para isso é necessário a oração, a vigília, o jejum do pecado e o estudo da Palavra de Deus.

Mateus 26.41 e Marcos 14. 38

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

“Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos.

Ouvi o ensino, sede sábios, e não o rejeiteis.

Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada.

Porque o que me acha acha a vida, e alcança o favor do Senhor.” Provérbios 8.32 a 35.