EU SOU O CAMINHO

Leia em João 14, os versículos 1 a 15.

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”

Até agora temos estudado os pré-requisitos para a Salvação: a saber, o reconhecimento de Deus como Criador e Senhor, o reconhecimento da dívida existencial que temos para com Ele, a aceitação do perdão desta dívida através do perdão da dívida do próximo, o reconhecimento do pecado (como perdição), o arrependimento do pecado, a prática da justiça de Deus para com o próximo como pré-requisito para o perdão do nosso pecado e a intervenção de Jesus como o pastor que leva a ovelha nos ombros de volta ao aprisco. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Ele. Mas como chegar a Jesus?

Leiamos agora em João 6. 37 a 40.

“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”

“Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade; e sim a vontade daquele que me enviou.”

“E a vontade daquele que me enviou é esta: Que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia.”

“De fato a vontade de meu Pai é que todo o homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

Jesus é o caminho da verdade e da vida, mas quem leva o discípulo a trilhar este caminho é o próprio Deus, através do Espírito Santo. Quem dá o discípulo a Jesus é Deus. E já que é desta forma que o processo acontece, nem o fato de ter chegado a Jesus é motivo de glória para o crente, uma vez que até isto lhe foi concedido por Deus.

Jesus é o caminho que deve ser trilhado. Mas o homem não consegue trilhar este caminho sozinho. Ele necessita do auxílio de Deus, através do Espírito Santo. Mas para que o Espírito aja no coração do crente é necessário que algumas portas sejam abertas. Então como conseguir que o Espírito nos leve a Jesus?

PEDI, E DAR-SE-VOS-Á

Leia agora em Lucas 11, os versículos 5 a 13.

“Por isso vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.”

“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.”

“Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?”

“Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?”

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11. 9 a 13

Você ainda tem dúvidas no seu coração?

Você ainda não aceitou a Jesus como Senhor de sua vida?

Você ainda não se entregou a Jesus?

Você ainda não sentiu a iluminação do Espírito Santo?

Você tem fome espiritual?

Você quer um pão, um peixe ou um ovo?

Peça a Deus.

Peça em nome de Jesus, que Deus lhe sacie esta fome.

Peça em nome de Jesus, que Deus lhe envie o Espírito Santo.

Com certeza Ele o fará. É a Sua promessa. Basta pedir. Ele é o Pai

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Para termos a companhia do Espírito Santo, de modo a percorrermos o caminho da verdade e da vida só é necessário pedir.

Quem pede reconhece a necessidade, reconhece o Provedor, reconhece a própria incapacidade e humilda-se.

Quem pede tem consciência de que não é por mérito próprio que alcançará o reino dos céus, mas pela intercessão e misericórdia divina. Quem se humilda e pede, recebe. Tem condições então de muito bem acompanhado, prosseguir a jornada.

Leia a seguir, o capítulo 7de Mateus, versículos 15 a 23.

“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”

“Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

As palavras são frutos importantes, mas não são suficientes.

A obediência à “vontade” de Deus é ponto essencial para quem busca o reino dos céus.

Deus não está interessado que o homem, tendo conhecimento do bem e do mal, julgue o que é certo e errado, e escolha seu caminho de acordo com a própria vontade. Este é o pecado original de Adão e Eva pelo qual foram estes expulsos do Éden. O homem julga segundo a carne e não tem capacidade para fazer este tipo de avaliação. Quando o homem assim procede, acaba por perder-se como ovelha desgarrada, entrando em pecado. O que Deus quer é que sigamos a Sua vontade, guardando a Sua Palavra e seguindo os Seus mandamentos.

Busquemos então conhecer a vontade de Deus.