IMPORTA ADORAR EM VERDADE

E o que é adorar em verdade?

Aliás, o que é a verdade?

Pare um pouco e pense: o que é a verdade?

O que é a verdade para você?

Qual é a sua verdade?

DEFINIÇÃO HUMANA

Podemos definir humanamente o substantivo feminino “verdade”, como “a descrição fidedigna de um aspecto da realidade”.

Em termos materiais, é fácil entender este conceito. Se eu afirmo que “você tem cinco dedos na mão direita” esta frase só será uma “verdade” se corresponder à realidade do fato de realmente existirem cinco dedos na sua mão direita. Eu posso dizer também que “você tem cinco unhas na sua mão direita”. Temos então duas descrições fidedignas da mesma realidade que é a “sua mão direita”. Uma mesma realidade pode originar várias verdades, independentes, complementares, ou mesmo paradoxais, mas nunca contraditórias. Se duas descrições de uma mesma realidade forem contraditórias, então, necessariamente, uma delas não será verdadeira. A “realidade” é uma só, mas as “verdades” originadas desta “realidade” podem ser várias.

Eu posso também afirmar que você tem vinte e sete ossos na sua mão direita. Se você não conhecer anatomia vai precisar de uma confirmação deste fato para saber se esta descrição é fidedigna ou não. Neste caso você vai precisar consultar um livro de anatomia, ou fazer um Raio-X de sua mão para confirmar a fidedignidade da descrição. Quanto mais profunda a descrição, mais difícil a confirmação.

Então como podemos ter certeza das “verdades celestiais”?

Quem realmente conhece a realidade divina para nos dar uma “representação fidedigna desta realidade”?

Quem desceu do céu para nos dar a conhecer as verdades espirituais?

E como pode a limitada mente humana assimilar a realidade celestial e divina?

Teremos nós condições atuais de conceber ou constatar a fidedignidade destas verdades, quando nos são transmitidas?

“Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.” João 1.51.

“Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” “Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” “Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto, contudo não aceitais o nosso testemunho.” “Se tratando de cousas terrenas não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?” “Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do homem que está no céu” João 3. 3; 5; 11 a 13.

“Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.” João 5. 24 e 25.

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” “...Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado.” “...Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livre.” João 8. 31 a 36.

“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.” João 8.51

“Em verdade, em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, EU SOU. João 8.58.

“Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.” “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e achará pastagem.” João 10.7 e 9

“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” João 14.12.

“Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” João 18.37.

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6.

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” “Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou” João 14.23 e 24

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17.17

DEFINIÇÃO BÍBLICA A Verdade é a Palavra de Deus. Adorar em verdade significa adorar através da Palavra de Deus. Adorar em verdade significa não resistir à Palavra de Jesus! Quem CRÊ na Palavra de Jesus não entra em juízo e tem a VIDA ETERNA! Quem PERMANECE na Palavra de Jesus é discípulo verdadeiro, conhecerá a VERDADE, e por ela terá LIBERTAÇÃO DOS PECADOS. Quem GUARDA a Palavra de Jesus será amado por Deus e será MORADA do Espírito Santo.

Leia novamente o capítulo 4 de João, desta vez de 1 a 42.

“Quem beber desta água, tornará a ter sede; aquele porém, que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.” “Acudiu-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá.” “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo, e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura o Cristo?!” “Saíram pois da cidade e vieram ter com ele.” “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.” “Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.” “Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra, e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”

A mulher samaritana pediu a Jesus a “água viva, fonte a jorrar para a vida eterna”. Jesus imediatamente deu a “água viva” à mulher, embora ela não o tenha percebido. Após a conversa com Jesus, a mulher samaritana “deixou o cântaro” (esqueceu seus bens materiais), foi chamar seus concidadãos e disse “Vinde e vede”. Reproduziu a Palavra de Jesus, sem ao menos escutá-la. E por causa de sua Palavra, muitos Samaritanos creram nela, e tiveram a oportunidade de ir à fonte de Jacó, e escutar a Palavra proferida pela própria boca do Mestre. A “água viva” é a Palavra de Jesus. Guardada em nosso coração é capaz de saciar toda sede espiritual, e ao mesmo tempo é fonte eterna de bênçãos para aqueles a quem testemunhamos. A mulher samaritana recebeu a Palavra de Jesus, a “água viva” que além de matar sua sede espiritual, tornou-se “fonte a jorrar para a vida eterna”, convertendo e levando a Jesus inúmeros samaritanos. É na Palavra de Jesus que habita o Espírito Santo. Por isso a Palavra de Jesus é viva. Por isto a Palavra de Jesus transforma. Por isto a Palavra de Jesus tem poder de operar. Por isso a água se torna “fonte a jorrar para a vida eterna”. Quem guarda a Palavra de Jesus pode repeti-la infinitas vezes. Pode repeti-la, transmitindo-a e disseminando-a eternamente. “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” “Quem crer em mim, como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7.37 e 38.

Leia também Ezequiel 47. 1 a 12