CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Fibras vegetais

    Chamamos genericamente de fibras vegetais a um grupo de carboidratos complexos que, uma vez ingeridos, não são digeridos pelas enzimas intestinais humanas. Não sendo digeridas, as fibras não podem ser absorvidas para a corrente sangüínea e permanecem no intestino sendo eliminadas com as fezes. Por possuírem alta capacidade de hidratação, como esponjas, as fibras vegetais retêm água na cavidade intestinal, diminuindo a consistência das fezes e facilitando o trânsito em direção ao ânus.

    Durante a gravidez, tanto devido à ação dos hormônios gestacionais, como devido à compressão dos intestinos pelo útero, existe grande tendência à constipação intestinal. A ingestão de porções diárias e generosas de fibras vegetais é um modo natural de evitar a constipação da gravidez, tornando desnecessário o uso dos tradicionais laxantes e lavagens intestinais.

    Os alimentos mais ricos em fibras vegetais são: a abóbora, a aveia, os cereais integrais (arroz integral, trigo integral), os seus farelos processados (farelo de trigo, farelo de aveia, farelo de arroz), as verduras e as frutas (ameixa, mamão, abacaxi, figo, damasco, laranja etc.). Fazem exceção a maçã, a goiaba, a jabuticaba e a banana-maçã, que são constipantes (aumentam a consistência das fezes). Alguns produtos da indústria farmacêutica destinados ao tratamento da constipação são confeccionados a partir de fibras vegetais e seu médico pode recomendar algum deles. São muito bons, mas não se esqueça de que obter fibras através da alimentação é prática mais saudável e mais barata.