PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS CLÍNICAS
Prevenção do câncer ginecológico

A prevenção do câncer ginecológico deve ser realizada anualmente em todas as mulheres adultas, em qualquer idade. Na futura mãe, a prevenção deve ser enfatizada e não pode ser particularmente esquecida, uma vez que, após o início da gravidez, no caso de exame positivo, qualquer tipo de tratamento oncológico se torna arriscado para a gestação. Quando detectado precocemente, o câncer ginecológico é curável, mas a presença da gravidez pode complicar o tratamento.

O câncer uterino pode ser prevenido através do exame anual de Papanicolaou, que consiste na colheita de material do colo uterino. Durante a coleta do exame de prevenção, o ginecologista irá aproveitar a oportunidade para exame ginecológico completo, com o objetivo de diagnosticar qualquer patologia que deva ser tratada antes da gravidez.

O câncer de mama pode ser detectado precocemente através de palpação mensal das mamas, logo após a menstruação. Recomendo que a própria pessoa realize o exame e, em caso de sentir a presença de nódulos ou formações estranhas, que procure imediatamente o seu médico.