PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS CLÍNICAS
Tratamento de patologias clínicas

Qualquer patologia clínica da qual a mulher saiba ser portadora deve ser tratada antes da concepção.

Se a paciente for portadora de alguma patologia crônica em tratamento, deve discutir com o seu médico a conveniência e as contra-indicações de possível gravidez.

O tratamento de patologias simples, como a acne, por exemplo, pode constituir-se em contra-indicação absoluta para a gravidez, dependendo da medicação utilizada.

Existe, no mercado farmacêutico, quantidade muito ampla de medicações teratogênicas, ou seja, capazes de produzir malformações fetais graves. Deste modo, durante a utilização clínica de qualquer remédio, a mulher deve estar absolutamente certa de que não vai engravidar.

Da mesma forma, a detecção precoce de certas patologias clínicas pode ser de fundamental importância na condução de determinados casos.

Um exame clínico de rotina por médico generalista é muito importante para detectar patologias como, por exemplo, a hipertensão arterial, um sopro cardíaco desconhecido ou qualquer doença passível de tratamento.

Eis alguns exames laboratoriais indicados rotineiramente após o diagnóstico de gravidez que podem ser vantajosamente solicitados antes da concepção:

Hemograma: Para detectar anemias ou infecções subclínicas.

Urina I: Para detectar infecções urinárias ou outras patologias renais.

Protoparasitológico de fezes: Para detecção de verminoses.

Glicemia: Para detectar diabetes.

O fato de os exames serem realizados antes da gravidez não quer dizer que não possam ser repetidos durante a gestação. A vantagem de serem realizados também antes da concepção reside no fato de que as doenças poderão ser tratadas de maneira mais adequada, antes da gravidez, eventualmente com antibióticos ou medicações que são absolutamente contra-indicadas durante a gestação. No caso da detecção de diabetes ou, eventualmente, de outras doenças renais graves, a possibilidade de gravidez pode ser até contra-indicada, dependendo da avaliação pormenorizada de cada caso.