CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Ingestão de água na gravidez

    Em termos de quantidade, a água é o principal componente químico constituinte do organismo humano.

    Além de sua função estrutural e metabólica, a água auxilia o organismo a eliminar os restos alimentares não aproveitados pelo intestino, participa do processo circulatório, controla a temperatura corpórea e dilui e veicula as toxinas excretadas pelo sistema urinário e pela pele.

    Muitas mulheres não têm o hábito de ingerir diariamente grandes quantidades de líquidos, seja pela vida agitada, seja por absoluta falta de costume. Durante a gravidez, a gestante deve habituar-se a ingerir, pelo menos, dois litros de líquidos ao longo do dia, para garantir uma hidratação adequada. Desta maneira, podem-se evitar vários problemas comuns da gravidez, como a constipação intestinal, a infecção urinária e a retenção de sal e líquidos no organismo (inchaço). Além disso, uma boa hidratação propicia uma boa circulação sangüínea, principalmente para a útero e para a placenta, melhorando as condições nutricionais da criança.

    A hidratação não precisa ser feita somente com água pura. Sucos naturais, chás, sopas e leite são boas alternativas para variar o cardápio e acrescentar mais vitaminas e nutrientes à alimentação.

    Nas regiões onde o calor é excessivo, as fórmulas de hidratação contendo sais minerais são uma boa forma de reposição dos líquidos perdidos através da transpiração, podendo ser usadas por gestantes sem problemas, pois evitam doenças provocados pelo calor, como as chamadas cãibras de verão.