CUIDADOS GERAIS DURANTE A GRAVIDEZ
Hábitos alimentares na gravidez

    A gravidez é um estado particularmente delicado quando o tema é o funcionamento do sistema digestório. Ao mesmo tempo em que os hormônios gestacionais tornam o estômago mais sensível e os intestinos mais preguiçosos, existe aumento concomitante das necessidades diárias de calorias, líquidos e nutrientes.

    Particularmente no primeiro trimestre, quando a ocorrência de náuseas e vômitos é mais comum, o estabelecimento de um hábito alimentar definido e personalizado segundo as características de cada paciente é de fundamental importância para proporcionar satisfatório estado nutricional. Escute com atenção as recomendações que forem feitas pelo ginecologista e procure segui-las à risca. Não tente fazer regimes de emagrecimento enquanto estiver grávida. Se o seu médico julgar conveniente restringir o ganho de peso, isto será feito sempre de maneira natural, suave e sem sacrifícios.

    Estabeleça refeições definidas durante o dia. Evite comer em demasia em determinadas refeições e permanecer longos períodos em jejum. O ideal é ingerir pequenas porções de alimentos e líquidos, cinco ou seis vezes por dia. Procurando não encher o estômago, você estará dando um grande passo para diminuir as náuseas e vômitos do primeiro trimestre. Da mesma forma, fuja ao jejum prolongado. Quando você jejua, o seu filho jejua com você e isto prejudica o desenvolvimento dele. Além disso, o jejum, no final da gestação, pode desencadear trabalho de parto prematuro, comprometendo o prognóstico do bebê. Não faça refeições baseadas em preparados industrializados, como doces, chocolates e salgadinhos. Prefira os alimentos naturais que, além de calorias, podem proporcionar os elementos nutricionais essenciais, conforme as explicações que darei a seguir. Fazendo assim, você e seu filho só terão a ganhar.

    Para auxiliar na escolha da alimentação da gestante, vou discorrer sucintamente sobre cada uma das classes alimentares da dieta.